domingo, 28 de dezembro de 2025

Asfopal festeja seus 40 anos com apresentações no Mercado das Artes 31



No dia em que completou 40 anos de fundada, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) comemorou com seus associados, amigos, parceiros e público em geral com apresentações de grupos neste sábado (27), no Mercado 31, em Jaraguá. 

Se apresentaram na tarde deste sábado: 

Pastoril da Mocidade, as Baianas Ganga Zumba, e o Guerreiro São Pedro Alagoano.






Em seguida a Asfopal foi celebrada com os "parabéns" seguidos de bolo e comes e bebes para os associados e presentes, como explica Ivan Barsand, Presidente da entidade: "Não poderíamos celebrar estes 40 anos de uma melhor forma, que é no meio de quem nos valoriza e reconhece o trabalho desta associação, criada por Ranilson França, pois chegarmos aos 40 anos não é brincadeira... mas estamos muito felizes com nossos grupos e mestres, defensores e melhores representantes da nossa cultura popular", conclui, Barsand.





A Asfopal foi criada com este objetivo de promover, defender e divulgar nossa cultura popular, custe o que custar e durante este tempo testemunhamos o talento de mestres, mestras, brincantes... amigos, gestores públicos, parceiros ou não, e a Asfopal continua com seu legado, que é muito mais importante que o individualismo... pois a Asfopal é um coletivo e sua força está justamente nisso, no trabalho sério, sem egocentrismo, mas com muita humildade no trabalho e na cultura... pois todos passam e a cultura continua se desenvolvendo. Vida longa à Asfopal e à toda cultura popular de Alagoas!!








Keyler Simões 

Diretor de Comunicação da Asfopal

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Asfopal faz confraternização nos seus 40 anos

 


Como parte das comemorações dos seus 40 anos, completafos neste sábado 27 de dezembro, a mais longeva entidade de cultura popular de Alagoas, a ASFOPAL - Associação dos Folguedos Populares de Alagoas promoveu um pequeno almoço de confraternização nesta sexta (26), reunindo parte de seus associados num restaurante em Massagueira (Marechal Deodoro).

Estiveram presentes representantes da diretoria, como o presidente Ivan Barsand, Diretor de Patrimônio Jorgeval Lisboa (Vavá), diretora Márcia Cristina e o Diretor de Comunicação, Keyler Simões, além de representantes dos grupos:


Baianas Mensageiras de Santa Luzia 
João da Boneca
Guerreiro São Pedro Alagoano 
Grupo Ganga Zumba 
Fandango do Pontal 
Zeza do Coco 
Baianas Flor do Bairro
Baianas da Mocidade
Grupo Axé Zumbi
Guerreiro Treme-Terra 
Pastoril Coração Alagoano
Coco São Marcos
Grupo Pedro Teixeira
E as Marisqueiras da Peneira.




A Asfopal foi criada em 1985, pelo sempre saudoso, professor Ranilson França, com o objetivo de dar visibilidade aos grupos e mestres da autêntica cultura popular alagoana. "Esse legado que carregamos, de Ranilson, é o que nos faz seguir em frente, apesar de todas as dificuldades a Asfopal segue firme com seus mestres, mestras e brincantes, num mundo cada vez mais tecnológico, mas com a alma popular de sempre", declarou o atual Presidente da entidade, Ivan Barsand.







Keyler Simões 
Diretor de Comunicação