Fundada em dezembro de 1985, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL), reunindo os mais tradicionais e populares grupos de manifestações da cultura de Alagoas, como Guerreiro, Pastoril, Baianas, Bandas de Pífanos, Taieiras, Coco... apresentou aos seus associados seu Código Asfopal de Conduta nas Redes Sociais, como explica o Presidente da instituição, Ivan Barsand: "Vimos a necessidade de suplementar nosso Estatuto com algo que regulamentasse o uso de nossos associados em nossas redes, como aplicativo de mensagens instantâneas, pois muitas vezes as pessoas se exaltam e esquecem que estamos num coletivo, com pessoas de idades e das mais diferentes formações educacionais, religiosas, políticas e culturais, e o Código nos ajuda a nos atualizarmos nas mais novas tecnologias de comunicação", explicou Barsand.
O Código foi apresentado na última reunião da instituição, no dia 09 de abril, e foi aprovado por unanimidade pelos associados, que já viam a necessidade desta regulamentação há algum tempo.
Este código é o primeiro a ser adotado por uma instituição cultural e implementado justamente pela mais antiga instituição do gênero, criada em 1985 pelo Professor e Folclorista Ranilson França, falecido em 2006.
O Código nada mais é que um conjunto de regras do que pode ser adotado ou deve ser evitado, nas redes sociais da instituição, disponível em seu blog: asfopal.blogspot.com.