Um trabalho de pesquisa, registro e divulgação de grupos e mestres da cultura popular de Alagoas. Assim podemos definir o Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, que é uma produção da Associação de Cultura Popular mais antiga e respeitada de Alagoas: a ASFOPAL, e homenageia seu fundador e mais querido Presidente, o folclorista Ranilson França, falecido em 2006 e que neste dia 10 de junho completaria 70 anos.
Este guia vem com a proposta de valorizar os mestres, brincantes e grupos associados à ASFOPAL, que este ano completa 38 anos de fundada, e vem promovendo a aproximação da sociedade civil, classe artística e política aos grupos de cultura popular de Alagoas que, por iniciativa de Ranílson França, decidiram se unir para garantir não só a preservação, mas também a valorização do nosso folclore.
A iniciativa desta publicação é do Jornalista e Produtor Cultural, integrante da associação, Keyler Simões, um admirador da cultura popular e de Ranílson França: ‘A ideia do Guia surgiu justamente para dar continuidade ao trabalho de Ranilson que foi o primeiro a dar nome aos mestres, exaltando-os e aos seus talentos’, concluiu Simões.
Esta edição reúne quase 20 grupos, dentre Guerreiros, bandas de pífanos, Baianas, Coco, Fandango... dentre outros.
A proposta é de lançar ao menos duas edições deste guia por ano, para manter as informações atualizadas, mesmo porque numa só edição ficaria difícil reunir tamanha informação e imagens, mas esta gestão da ASFOPAL procurará sempre criar produtos como estes, que a princípio será virtual/digital, mas em breve será lançada em impresso.
Segundo o atual Presidente da ASFOPAL, Ivan Barsand: ‘Esse Guia nasce com o objetivo de ser um documento dinâmico, atualizado, que possa atender a estudantes, pesquisadores, simpatizantes e pessoas interessadas em adquirir maior conhecimento sobre quem são e o que produzem nossos grupos e Mestres. Não estamos entregando um produto acabado e sim um documento que mostre um retrato atualizado de cada Folguedo e de cada Mestre. E o momento não poderia ser mais oportuno. Esse lançamento está sendo realizado justamente no mês em que o brincante maior, nosso querido e saudoso Ranilson França estaria completando 70 anos de nascimento. Ranilson, um homem do povo, simples, estudioso, fez de sua vida uma luta pela preservação e valorização da Cultura Popular e dos seus principais artistas: os Mestres. Viajou todo o Estado de Alagoas buscando novos grupos, mapeando e documentando todos os grupos existentes, dando vez e voz aos nossos verdadeiros artistas populares’, finalizou.
A ASFOPAL reúne grupos das mais diversas manifestações populares como: Baianas, Bandas de Pífanos, Pastoril, Fandango, Guerreiros, Mané do Rosário, Coco/pagode, dentre outras.
ASFOPAL
A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) foi fundada em 1985, e regularizada em 1987, pelo folclorista Ranílson França, falecido em 2006, após uma reunião de mestres e folcloristas com 17 grupos, entre Guerreiros, Pastoris, Cheganças, Baianas, Coco de Roda, Fandango,Taiera, Cambindas e bandas de pífanos. Tendo como objetivo único a preservação, manutenção, valorização e divulgação da cultura popular alagoana.
A Asfopal é uma instituição fundada em 27 de dezembro de 1985 e foi criada com o objetivo de reunir os mestres da cultura popular visando divulgar e valorizar os folguedos alagoanos, bem como as atividades desenvolvidas nos bairros da cidade. A missão é proteger e amparar os grupos na luta contra o total esquecimento imposto pelos governantes e pela sociedade alagoana as verdadeiras manifestações da cultura popular.
Desde então, a Associação teve como presidentes: Josefina Novaes, Suely Cavalcante, Keyler Simões, Geraldo José, Marcos Lima, Cícero Farias, Ana Clara Vasconcelos e, atualmentej Ivan Barsand, mas sempre com a Presidência de Honra de Mestre Joaquim Juvêncio, Mestre de Chegança, falecido aos 102 anos, no início de 2023.
Serviço: Lançamento e apresentação do Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranilson França
Dia: Quinta, 15 de junho de 2023
Local: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió
Horário: 10h
Informações: (82) 99971-4281
Nenhum comentário:
Postar um comentário