terça-feira, 19 de setembro de 2023

Asfopal participa de reunião sobre a implantação do programa "Folguedos na Rede"




A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas - ASFOPAL,  participou de uma reunião nesta terça-feira (19/09) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) com gestores, professores e técnicos municipais para tratar dos ajustes finais do projeto “Folguedos na Rede”, que visa fomentar a cultura local e enriquecer a educação dos alunos da rede pública de ensino de Maceió.



Realizada na Escola Técnica de Artes da Ufal, no Centro de Maceió, a reunião serviu para que os mestres da cultura pooular pudessem saber em que escolas ministrarão suas aulas. 

O projeto recebeu um investimento de R$ 600 mil através de um convênio com o antigo Ministério do Turismo, por meio de uma emenda do senador Rodrigo Cunha.




Segundo Ivan Barsand, presidente da Asfopal: " É um projeto muito bonito e interessante,  que só agora será implementado devido à pandemia de Covid-19,  que impediu que ele acontecesse em 2020, conforme previsto, maa temos a certeza que nossos mestres ficarão muito felizes com esta iniciativa de "cutucar" o interesse dessa juventude", concluiu.

O projeto visa despertar o interesse das crianças de 40 escolas do município para o conhecimento, estudo e aprendizado dos diversos modelos de atividades culturais, como o Guerreiro, o Coco-de-roda, Fandango  e outros folguedos tradicionais da região.



O projeto “Folguedo na Rede” será conduzido pela Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), que venceu o edital realizado pela Prefeitura de Maceió. A iniciativa prevê a inserção de oficinas de formação de folguedos nas escolas municipais, com a seleção de mestres da cultura popular para atuarem nas escolas da rede pública de ensino. Esses mestres irão transmitir os saberes do Patrimônio Imaterial do Estado de Alagoas aos estudantes.

Estima-se que cerca de 1.200 crianças serão beneficiadas diretamente por meio da formação de 40 turmas, com 30 alunos cada. Além disso, mais de 4.700 crianças e adolescentes poderão assistir às oficinas como plateia. As metas do projeto incluem a realização de 40 oficinas de folguedos em escolas da rede pública de ensino, além da contratação de instrutores, coordenadores pedagógicos, monitores e uma coordenação geral para assegurar a qualidade das atividades e o envolvimento dos estudantes.

Essa iniciativa também tem como objetivo fortalecer a identidade cultural dos jovens e contribuir para o desenvolvimento social e educacional da comunidade, proporcionando uma experiência enriquecedora e significativa para todos os envolvidos.

Keyler Simões com Ascom Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário