segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Asfopal lança segundo vídeo da série Asfopal Documenta

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) lança nesta segunda (30) o segundo vídeo da série Asfopal Documenta, com a Mestra Maura Góes, das Baianas Mensageiras de Santa Luzia. "Mestra Maura é uma das mais longevas mestras de nossa cultura popular em atividade e tem muito o que contar. Nossa proposta é levar a público um pouco dessa história por meio destas entrevistas, disponibilizadas na Internet para as novas gerações", explica Ivan Barsand, Presidente da Asfopal. 



Mestra Maura falou do seu início na cultura popular, com as Baianas, mas também com o Pagode (coco) e no Guerreiro  e do orgulho por seu grupo, que já tem novas gerações da família, envolvidas.

O primeiro programa da série foi gravado com a Mestra Creuza Bonfim, do Guerreiro Campeão do Trenado, e lançado em julho passado.


O vídeo está disponibilizado no YouTube (https://youtu.be/h7OD7A9KukE?si=FheqbFGINmC4uKfQ), e tem a produção da Saci Produções, imagens de Keyler Simões e entrevista de Ivan Barsand, gravado em setembro deste ano.

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Asfopal Documenta entrevista Mestra Maura Góes



Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) deu prosseguimento ao projeto de seu registro e memória, com a gravação do depoimento da mestra da cultura popular Maura Góes, do grupo de Baianas Mensageiras de Santa Luzia, o mais antigo do gênero em atividade.




Segundo o presidente da Asfopal, Ivan Barsand: "Esse é um projeto que entendemos ser fundamental para a memória de nossos mestres, mestras e brincantes, pois registra suas vivências e experiências contadas por eles mesmos, e desta vez gravamos um belíssimo depoimento de Mestra Maura Góes, que além das Baianas, é uma mestra de Guerreiro, Pastoril e Coco alagoano, também conhecido por Pagode. Este é um trabalho que nos orgulha muito e se mostra cada vez mais necessário", finalizou Barsand.



O primeiro programa foi gravado, em julho passado, com a mestra de Guerreiro Creuza Bonfim, do Guerreiro Campeão do Trenado e viúva do saudoso Mestre Nivaldo Abdias, e está disponível no canal da Asfopal no YouTube.

Outros mestres já estão escalados para seus depoimentos, como: Vavá, do Fandango do Pontal; Zeza do Coco, Mestra Edleusa, de Guaxuma, com suas Baianas e sua boneca Vitalina, que há quase 70 anos anima o Carnaval daquela região de Maceió.



O projeto é uma iniciativa do Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões, integrante e parceiro da Asfopal há mais de 20 anos que diz: "A convivência com tantos mestres nos impulsiona a realizar um trabalho como este, inspirados pelo trabalho de nossa ex-presidente Josefina Novaes, que lançou em 2010 o livro 'Asfopal - 25 anos brincando sério' o primeiro grande registro feito pela Associação criada pelo professor e saudoso Pesquisador Ranilson França, e que sempre lutou pela cultura popular de Alagoas, mas que tem seu legado mantido e enaltecido, até hoje, pela Associação", finalizou.

O programa com Mestra Maura Góes estará disponível até o fim deste mês no canal da Asfopal no YouTube.