segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Asfopal Documenta entrevista Mestra Maura Góes



Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) deu prosseguimento ao projeto de seu registro e memória, com a gravação do depoimento da mestra da cultura popular Maura Góes, do grupo de Baianas Mensageiras de Santa Luzia, o mais antigo do gênero em atividade.




Segundo o presidente da Asfopal, Ivan Barsand: "Esse é um projeto que entendemos ser fundamental para a memória de nossos mestres, mestras e brincantes, pois registra suas vivências e experiências contadas por eles mesmos, e desta vez gravamos um belíssimo depoimento de Mestra Maura Góes, que além das Baianas, é uma mestra de Guerreiro, Pastoril e Coco alagoano, também conhecido por Pagode. Este é um trabalho que nos orgulha muito e se mostra cada vez mais necessário", finalizou Barsand.



O primeiro programa foi gravado, em julho passado, com a mestra de Guerreiro Creuza Bonfim, do Guerreiro Campeão do Trenado e viúva do saudoso Mestre Nivaldo Abdias, e está disponível no canal da Asfopal no YouTube.

Outros mestres já estão escalados para seus depoimentos, como: Vavá, do Fandango do Pontal; Zeza do Coco, Mestra Edleusa, de Guaxuma, com suas Baianas e sua boneca Vitalina, que há quase 70 anos anima o Carnaval daquela região de Maceió.



O projeto é uma iniciativa do Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões, integrante e parceiro da Asfopal há mais de 20 anos que diz: "A convivência com tantos mestres nos impulsiona a realizar um trabalho como este, inspirados pelo trabalho de nossa ex-presidente Josefina Novaes, que lançou em 2010 o livro 'Asfopal - 25 anos brincando sério' o primeiro grande registro feito pela Associação criada pelo professor e saudoso Pesquisador Ranilson França, e que sempre lutou pela cultura popular de Alagoas, mas que tem seu legado mantido e enaltecido, até hoje, pela Associação", finalizou.

O programa com Mestra Maura Góes estará disponível até o fim deste mês no canal da Asfopal no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário