quinta-feira, 15 de junho de 2023

Asfopal lançou nesta quinta (15) seu Guia de Manifestações Culturais em evento no Teatro Deodoro

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL), entidade dedicada à Cultura Popular mais antiga, em atividade, criada em 1985 pelo professor e folclorista Ranilson França, lançou na manhã desta quinta (15) o primeiro volume on-line, do seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, em evento realizado no Complexo Cultural Teatro Deodoro,  anexo ao teatro, e que reuniu cerca de 120 pessoas dentre mestres, brincantes, produtores e amigos da cultura popular de Alagoas.



Além de apresentar ao público,  ávido pelo Guia, o evento contou com apresentações da Banda de pífanos Sagrado Coração de Jesus, Trio de Forró Nortense, Mestre Geraldo José, o Coco de Mestra Zeza do Coco e o Guerreiro São Pedro Alagoano, que animaram o evento regado a muito mugunzá, além de doces, salgados e bolos de milho, o evento prestigiado por mais de 120 pessoas, dentre mestres, brincantes, amigos e admiradores da cultura, foi apresentado pelo presidente da entidade Ivan Barsand que narrou o processo de criação, pesquisa e formatação da publicação, realizado pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões.


Ary Vasconcelos, produtor cultural e representante de um dos grupos, participante do Guia, da cidade de Chã Preta, ressaltou: "Nós todos da Asfopal e de Chã Preta só temos que enaltecer esse belíssimo trabalho da Asfopal em prol da divulgação e valorização da Cultura Popular e do nosso folclore", finalizou.

Mestra Maura Góes estava feliz com a iniciativa: "Estamos todos de parabéns  com um negócio desse (O Guia)... quem ganha é o nosso folclore e só temos que agradecer", finalizou a mestra, seguida por outra Mestra, a Marlene,  do Guerreiro São Pedro Alagoano: "Que felicidade ver nossa Asfopal unida, valorizada e com um Guia desses. Nossa brincadeira só tem a crescer com isso", celebrou Marlene.





O Presidente da Asfopal, Ivan Barsand, estava animado e feliz já com as primeiras repercussões do Guia: "Este guia surge para ser um trabalho constante de pesquisa e atualização constante, valorizando os associados da Asfopal, e futuramente ampliaremos para outros grupos e artistas. Estamos felizes por vermos nossos mestres e brincantes, também felizes com esta nossa produção, esclareceu Barsand.











O Guia Asfopal pode ser baixado, gratuitamente, no blog da entidade: asfopal.blogspot.com e será devidamente atualizado para uma segunda edição on-line ainda este ano,  em como uma versão impressa.

Baixe aqui: https://www.sendspace.com/file/rojv3h

Outra forma de ver o Guia:

https://issuu.com/keylersimoes4963/docs/guia_asfopal_2023_-_n_01

Mais informações podem ser obtidas pelo:  (82) 98837-5011 e no blog: asfopal.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário