Nesta sexta, 27 de dezembro, a mais longeva e querida entidade da cultura popular de Alagoas, a ASFOPAL, está completando 39 anos de existência.
Criada pelo professor e Folclorista Ranilson França, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas surgiu com a missão de unir os brincantes dos folguedos populares de nosso Estado, para que os grupos não se dispersassem devido à falta de apoio encontrada.
A Asfopal é uma das mais queridas e respeitadas entidades de cultura popular pelo seu empenho e dedicação aos nossos mestres, mestras, brincantes e grupos da nossa cultura popular, como Pastoril, Coco, Reisado, Baianas, Bandas de pifanos e o Guerreiro, nosso mais legítimo folguedo, dentre tantos outros.
O legado do professor Ranilson França é mantido e defendido por seus integrantes até hoje, com bastante afinco e dedicação de seus integrantes, como ressalta o atual presidente da instituição, Ivan Barsand: "Manter vivo o legado deixado por Ranilson é um desafio, mas também um grande prazer para nós todos que amamos a cultura popular, e a Asfopal desempenha esse papel há quase 40 anos sendo referência para entidades país afora, pelo seu comprometimento e importância para a nossa preservação cultural, o que nos dá mais motivação nessa luta constante", finalizou Barsand.
Talvez o maior mérito de Ranilson tenha sido divulgar e projetar os mestres, dando-lhes nome e os reconhecendo em suas particularidades. Antes o mestre era o "mestre de Guerreiro", por exemplo, e Ranilson deu-lhes o direito a seus nomes, por exemplo: "Mestre de Guerreiro, Djalma"; "Mestre Juvenal, do Guerreiro"; Mestra Virgínia, do Reisado..." e assim por diante, Ranílson ajudou a valorizar cada mestre ou mestra como um ser único, com suas especificidades.
Em 2025, ano de sua boda de Esmeralda, com 40 anos, a Asfopal prepara uma série de projetos e eventos, já começando com o lançamento de duas edições impressas, de seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, no primeiro semestre.
Vida longa à Asfopal, seus mestres, mestras, brincantes e à nossa cultura popular de Alagoas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário