quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Eleição na Asfopal mantém seu Presidente Ivan Barsand



A mais longeva  entidade de cultura popular de Alagoas, a ASFOPAL, Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, reelegeu nesta quinta,  dia 14 de agosto sua nova diretoria, em eleição de chapa única,  a UNIDOS PARA NOVAS CONQUISTAS, por isso a eleição foi realizada por aclamação, mantendo o Produtor Cultural, Ivan Barsand na Presidência, e assim ele definiu esse momento: "Ficamos muito felizes, com esta eleição,  pois não sou só eu, mas uma diretoria dedicada e pronta para os novos desafios que nos aguardam, e a principal delas é a real valorização de nossos brincantes, grupos e mestres", concluiu.



A posse ainda será marcada, mas na próxima semana, semana do Folclore a instituição lançará a edição impressa do seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranilson França.

Asfopal é certificada como Pontão de Cultura dentro das comemorações dos seus 40 anos

 

Na tarde desta quinta (14) a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, realizou  o evento de entrega e certificação dos novos Pontos e Pontões de Cultura da nova Rede de Alagoas, com a participação de entidades de todas as regiões de Alagoas.

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) recebeu a certificação como um dos Pontões de Alagoas, ficando responsável pela integração das ações dos Pontos de Cultura da região metropolitana de Maceió.


Neste ano de 2025, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) comemora 40 anos de atividades, em dezembro, e recebe esta certificação como Pontão de Cultura de Alagoas.


O evento contou com a participação da Secretária de Estado, Melina Freitas, e de parte de sua equipe.




As Redes de Pontos de Cultura, integradas ao programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC), são um conjunto de entidades culturais que atuam de forma articulada para promover a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural em seus territórios. O programa fortalece a cultura popular e a participação cidadã, apoiando iniciativas culturais já existentes e estimulando parcerias com governos estaduais e municipais para a criação dessas redes.




Durante a cerimônia foram entregues os Termos de Compromisso Cultural e uma discussão sobre a relevância do programa Cultura Viva para o fortalecimento das iniciativas culturais no estado.