A mais antiga instituição de cultura popular de Alagoas e uma das mais antigas do Brasil, a Asfopal, lançará na próxima quinta, dia 21, a quinta edição do seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranilson França, e desta vez, impresso, fruto do muito trabalho e aprovação do projeto nos editais de Alagoas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Esta é a edição que marca os 40 anos da associação, que comemora, em dezembro, e que traz mais mestres e informações de nossas manifestações culturais.
A cultura popular se renova, com novos grupos, mestres e brincantes, mas sua essência se mantém, que é a brincadeira originada nos lares e bairros com muito calor humano, apesar de muitos terem tido a necessidade de mudarem de endereço, devido ao colapso do solo nos bairros ricos em cultura popular como Bebedouro, Bom Parto, dentre outros. Mas nossos brincantes resistem e a Asfopal se mantém parceira no desenvolvimento e divulgação da produção cultural, em Maceió e demais cidades, e esperamos que se mantenha assim nos próximos 40 anos, e mais 40 anos.
Segundo Ivan Barsand, Presidente recém-reeleito da entidade: ‘A Asfopal simboliza muito da nossa própria Cultura Popular, com uma diversidade de grupos de folguedos, de dança, mestres e mestras, sempre dispostos a passar seus conhecimentos aos mais jovens’, explicou.
Nesta edição estão mais de 20 grupos e 30 mestres e mestras das mais variadas manifestações populares, e uma entrevista com Mestra Maura Góes, Mestra de Baianas, com 82 anos de idade em atividade, mesmo já tendo passado o bastão do seu grupo Mensageiras de Santa Luzia, à sua neta Vanessa Camila.
Em 2025, ano de sua boda de Esmeralda, com 40 anos, a Asfopal prepara uma série de projetos e eventos, já começando com o lançamento da quinta edição de seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, sendo a primeira impressa, graças à premiação da Política Nacional Aldir Blanc, do Estado de Alagoas, que será lançado no próximo dia 21 de agosto, num café da manhã, às 9h, no Mercado Público de Jaraguá, com a presença da direção da instituição e de mestres e mestras da cultura popular, com apresentação do Coco-de-roda do Grupo Axé Zumbi, do Mestre Geraldo José.
O Guia Asfopal nº 05 foi viabilizado graças aos recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Estado de Alagoas.
INFORMAÇÕES:
(82) 99971-4281 - Keyler Simões - Diretor de Comunicação
(82) 98837-5011 - Ivan Barsand - Presidente
Vida longa à Asfopal, seus mestres, mestras, brincantes e à nossa cultura popular de Alagoas!!
Um pouco mais de informação
Neste ano de 2025, no dia 27 de dezembro, a mais longeva e querida entidade da cultura popular de Alagoas, a ASFOPAL, está completando 40 anos de existência.
Criada pelo professor e Folclorista Ranilson França, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas surgiu com a missão de unir os brincantes dos folguedos populares de nosso Estado, para que os grupos não se dispersassem devido à falta de apoio encontrada.
A Asfopal é uma das mais queridas e respeitadas entidades de cultura popular pelo seu empenho e dedicação aos nossos mestres, mestras, brincantes e grupos da nossa cultura popular, como Pastoril, Coco, Reisado, Baianas, Bandas de pifanos e o Guerreiro, nosso mais legítimo folguedo, dentre tantos outros.
O legado do professor Ranilson França é mantido e defendido por seus integrantes até hoje, com bastante afinco e dedicação de seus integrantes, como ressalta o atual presidente da instituição, Ivan Barsand: "Manter vivo o legado deixado por Ranilson é um desafio, mas também um grande prazer para nós todos que amamos a cultura popular, e a Asfopal desempenha esse papel há quase 40 anos sendo referência para entidades país afora, pelo seu comprometimento e importância para a nossa preservação cultural, o que nos dá mais motivação nessa luta constante", finalizou Barsand.
Talvez o maior mérito de Ranilson tenha sido divulgar e projetar os mestres, dando-lhes nome e os reconhecendo em suas particularidades. Antes o mestre era o "mestre de Guerreiro", por exemplo, e Ranilson deu-lhes o direito a seus nomes, por exemplo: "Mestre de Guerreiro, Djalma"; "Mestre Juvenal, do Guerreiro"; Mestra Virgínia, do Reisado..." e assim por diante, Ranílson ajudou a valorizar cada mestre ou mestra como um ser único, com suas especificidades.
Em 2025, ano de sua boda de Esmeralda, com 40 anos, a Asfopal prepara uma série de projetos e eventos, já começando com o lançamento da quinta edição de seu Guia Asfopal de Manifestações Culturais Ranílson França, sendo a primeira impressa, graças à premiação da Política Nacional Aldir Blanc, do Estado de Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário