segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Asfopal elege nova diretoria para os próximos 3 anos com novos desafios

 






Fundada em 27 de dezembro de 1985, pelo saudoso professor Ranilson França, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, a ASFOPAL, elegeu nesta segunda (15) sua nova diretoria, após um período difícil,  passando pela pandemia e por constantes tentativas de manipulação por pessoas com objetivos esdrúxulos, mas a unidade dos mestres e amigos da ASFOPAL prevaleceu, também graças a sua presidente anterior, Ana Clara de Vasconcelos, que concluiu o mandato do Presidente Cícero Farias, que não pôde terminar o seu.




Ana Clara abriu sua residência,  acolheu os mestres e brincantes para as reuniões durante o período pandêmico e ajudou a manter a instituição de pé,  atuante e atualizada.




Na eleição desta segunda, a chapa ASFOPAL UNIDA E FORTALECIDA, encabeçada pelo produtor cultural e ex-presidente da Federação de Coros de Alagoas, Ivan Barsand, membro da associação há quase 30 anos.




A eleição foi por aclamação, já que foi chapa única,  já que uma outra que se apresentou anteriormente, não se sustentou.




Ivan Barsand será o Presidente, Mestre José Miguel da Silva Lima, mais conhecido como Militar, será o vice, e ainda tem as participações de Mestres Petrúcio Amorim, filho de Mestre Venâncio, da jornalista Gal Monteiro, do também jornalista e produtor cultural Keyler Simões, mestres João Venâncio, José Flávio dos Santos, Maria Salete Bonfim, Jackson Ferreira dos Santos, Elisângela Vieira Moraes, Zenilda Belo Feitosa, Waldemir Pedro da Silva e Sebastiana do Nascimento, compõem a futura diretoria que assumirá em solenidade marcada para às 19h, do dia 22 de agosto, no anexo do Teatro Deodoro, em evento aberto à comunidade.

Em discurso após a eleição, o presidente eleito Ivan Barsand destacou: "Somos uma instituição séria, criada por Ranilson França para ajudar os grupos e mestres de nosso folclore e cultura popular e vamos nos manter unidos e atuantes, e sobretudo vigilantes", finalizou.

A nova diretoria tem como desafios iniciais a coordenação do projeto Folguedos na Rede Escolar, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural, além de reestabelecer outras parcerias,  que devido ao período da pandemia ficaram em suspenso, como com a Secretaria de Estado da Cultura,  Museu Théo Brandão, a própria FMAC, além de novas com instituições representativas de outros folguedos e danças como Liga do Boi, Liga das Quadrilhas, Liga dos Cocos, Asforral (Forró), dentre tantas outras.




O Produtor e Gestor Cultural Vinicius Palmeira definiu assim a ASFOPAL: "A ASFOPAL é um patrimônio de todos nós, de Alagoas, e deve ser preservada como uma proteção à nossa história e nossa cultura. Muitos mestres já se foram, como Mestra Virgínia,  Mestra Hilda, Dona Maria do Carmo, Verdelinho,  Venâncio, Isaldino, do Fandango... e muitos outros ainda partirão,  e por isso temos que preservar a Asfopal para que novos mestres surjam e a cultura popular seja preservada e exaltada", concluiu Palmeira, amigo da instituição desde o final dos anos 90.

Então,  vida longa à ASFOPAL e a todos os brincantes e mestres de Alagoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário