segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Banda de Pífanos Esquenta Muié - Rejuvenescida aos 44 anos

 



Para quem é de Alagoas, ao ouvir o nome da Banda de Pifanos Esquenta Muié,  de Marechal Deodoro, lembra-se logo do maestro José Cícero com toda a sua irreverência e virtuose no instrumento. Mas "Zé Cícero" nos deixou em junho de 2020 acometido pelos males causados pela diabetes.



Deixando a tristeza de lado, o que o maestro sempre quis foi que a banda não se acabasse. Fundada em 1978, a banda de pífanos Esquenta Muié sempre foi uma referência na música e na cultura popular alagoana, pena que não temos a participação dela em trabalhos de outros talentos, mas o carinho por ela permaneceu, e ao visto permanecerá ainda por um bom tempo, pois a semente plantada deu frutos.

Luciel Santos, um dos filhos de José Cícero, um ano mais novo que a própria banda aceitou a responsabilidade de manter a tradição da família e antes mesmo da despedida de seu pai, já estava assumindo a liderança da banda para felicidade e orgulho dele.

Graças a esse carinho e respeito, a banda de pífanos Esquenta Muié continua "esquentando" os eventos e nossos corações, agora com nova formação... quer dizer quase nova, pois alguns músicos são remanescentes da antiga formação, mesclando-se aos novos componentes. 

O sobrinho, Frank Luciano, mais conhecido por Pingo, zabumbeiro e José Edmilson, na caixa, são antigos membros da banda. A eles se juntaram o primo Wanderlan Luciano, nos pratos e Valdijan, no triângulo.

Segundo Zé Cícero, a banda Esquenta Muié: “É um dos culturais de Alagoas”, e graças ao compromisso da família e amigos seguirá.

Por isso, conversamos com o filho do saudoso José Cícero, e atual maestro da banda, Luciel Santos.

- A banda Esquenta Muié é uma referência em Alagoas. Como se deu a passagem do seu pai, Zé Cícero, uma figura rara e talentoso, para você?

Tive o prazer de acompanhar meu saudoso pai em diversos eventos culturais, pelo grande trabalho e amor a cultura.

- Quando você assumiu a banda? Seu pai chegou a ver você no comando?

Há cinco anos que venho no comando da banda pelo motivo da saúde do meu pai, por ele ficar sem possibilidade de fazer os eventos . OBS: sim, ele ficava muito emocionado por eu está dando continuidade o seu trabalho que tanto amava.

- Quais as maiores dificuldades em manter a banda hoje em dia?

A maior dificuldade é que temos dois musicos desempregados.   Mas com tudo isso recebemos uma ajuda de custos da prefeitura para manter nossa cultura viva.

- O atual uniforme é de cor diferente da fase com seu pai. Foi uma opção sua ou já veio dele essa mudança?

Foi uma opção minha, com apoio do meu pai.

- Quais são seus sonhos com a banda?

Levar a banda de pifanos Esquenta Muié de volta à mídia, dando continuidade o trabalho e o legado  que meu saudoso pai deixou com tanto amor, cumprindo assim o pedido que me fez para manter a banda viva.

- Qual a sua idade e desde quando toda o pífano? 

Tenho 43 anos, aprendi a toca pífano com meu pai  aos 10 anos de idade meu pai já mim ensinava.

Infelizmente, no fim de setembro passado, o músico José Edmilson, que tocava caixa, faleceu de causas naturais.


Matéria publicada originalmente no Guia Ensaio nº 07 de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário